APRESENTAÇÃO

H2SE: dar energia ao futuro com hidrogénio

Designado por H2SE - Hidrogénio e Sustentabilidade Energética, o projeto tem como objetivo base desenvolver e incrementar a investigação, inovação e utilização do hidrogénio enquanto fonte alternativa de energia “limpa”. Esta iniciativa estratégica é liderada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio (AP2H2), em parceria com o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) e com o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP). Sendo ainda um nicho de mercado no seio do sector energético a nível global, o hidrogénio tem um elevado potencial económico e de massificação aplicável à mobilidade, à indústria e aos bens de consumo.

Promoção estratégica

O projeto H2SE - Hidrogénio e Sustentabilidade Energética integra um conjunto de ações que se propõe realizar e dinamizar. Por um lado, a promoção e disseminação de boas práticas nomeadamente junto das empresas que já operam no sector do hidrogénio, ou aquelas que apresentam um potencial significativo de utilização de soluções comerciais e industriais desta fonte de energia.

São também destinatários desta iniciativa os centros de conhecimento – com especialenfoque nos estudantes e investigadores académicos com capacidade para inovar ao nível da geração e utilização da solução –, assim como os agentes decisores de políticas energéticas e ambientais em Portugal – todos aqueles que possam rever no hidrogénio uma fonte limpa,segura e financeiramente rentável, podendo assim servir de suporte a esta fonte de energia.

Os próprios consumidores desempenham um papel que será decisivo na implementação prática do hidrogénio no mercado energético, uma vez que deles depende a existência de uma procura que sustente o aumento da oferta neste segmento – criando as condições de mercado que permitam investir mais no sector e oferecer novas soluções baseadas no hidrogénio.

A AP2H2 prevê a dinamização de um vasto conjunto de iniciativas multiplataforma, enquadradas no âmbito da promoção,divulgação e comunicação do projeto.Entre outras, a atualização e refreshing da página online da associação, edição de uma newsletter mensal,spotsinformativos na rádio sobre hidrogénio,artigossobre o tema em publicações escritas das áreas dos Transportes e das Energias Renováveis, organização de workshops empresariais e seminários de boas práticas, destinados a docentes e investigadores, estudantes, empresas e público em geral com interesse pela temática do hidrogénio.

Competitividade e inovação

O projeto H2SE - Hidrogénio e Sustentabilidade Energética aposta ainda no reforço da competitividade e inovação das pequenas e médias empresas (PME) através da investigação, inovação e transferência de conhecimento.Assim, a associação considera prioritária a investigação sobre a aplicabilidade do hidrogénio em soluções comerciais e industriais mais fiáveis, por se tratar de uma fonte de energia cuja tecnologia é relativamente recente face a outras existentes – e, portanto, concorrentes.

É neste contexto desafiante que ganha relevo a ligação a entidades de valor reconhecido ao nível da inovação em Portugal e na Europa e a promoção da comunicação entre o tecido empresarial e os centros de conhecimento. Estão previstas iniciativas no âmbito da Inovação e Tecnologia – plataforma tecnológica, concurso escolar e prémio científico. Programadas estão ainda ações de sensibilização para pessoal técnico dos Centros de CiênciaViva (e outras entidades que trabalham no tema) e estudos de interesse estratégico – estudo sobre a penetração do hidrogénio no sistema energético, estudo de avaliação económica e estudo sobre o armazenamento de energia.